Recriando a natureza!

 

““Uma folha cai... Seca, desprende-se do galho... Para uns é lixo, para outros artigo de luxo! Uma a uma, unem-se através das mãos do artista tomando formas que se encaixam em um novo espaço. Desta vez, eternizadas, pois agora são obras de arte... criadas com amor... criadas por Odair.”

Caiçara nascido na vizinha Caraguatatuba, o artesão Odair de Oliveira Gomes, 49, passou parte de sua infância em Ubatuba, retornando a sua cidade natal na adolescência e há 12 anos escolheu Ubatuba para residir definitivamente. Casado com Neide Margarti Gomes, com quem vive há 28 anos, teve três belos filhos: Marcelo, 26, Mike, 24, e Cristiane, 18.
Odair já fez um pouco de tudo, porém a parte empresarial e decorativa sempre estiveram presentes em sua vida profissional. Tornou-se até mesmo conselheiro da família em ambos os assuntos. Quando trabalhou com jardinagem, desenvolveu particularmente a harmonização das plantas e no ornamento do jardim sempre dava um “realce” com troncos, uma de suas paixões, pois vê neles formas inenarráveis, as quais nenhum homem seria capaz de confeccionar com tamanha perfeição e ousadia.
Há três anos, ele e seus familiares abriram a casa noturna de forró, o Kazanga Night Bar, que funciona somente aos sábados, até o sol raiar. Mas foi apenas há um ano que a arte tomou conta de sua veia. Uma de suas sobrinhas visitou uma exposição de arte moderna na capital e observou que algumas peças eram confeccionadas com palha de coqueiro. Logo, tratou de dividir seu entusiasmo com a novidade com seu tio Odair, que sempre mostrou interesse pela natureza, principalmente a parte que muitos diriam que é lixo. Odair estava atravessando um momento difícil em sua vida particular e resolveu ousar a fazer peças com palhas e troncos. Não é que deu muito certo? Sem querer, ele descobriu sua veia artística. No início, usava a arte como uma terapia, mas logo quis aprofundar-se no assunto. Assim, realizou um curso do Sebrae, por intermédio da Fundart, e não mais parou de criar. Hoje ele tem encomendas e até mesmo uma loja, junto com outros artesãos, o Artes Kazanga, sito à rua Capitão Felipe, 289.
Odair cria suas peças com tamanha velocidade como se quisesse correr contra o tempo, quase todas de uma dimensão espaçosa, porém com sutileza, beleza e um tanto ousadas. Todas humanamente impossíveis de serem gêmeas, pois os encaixes surgem momentaneamente assim como a sua criação. Às vezes, ao tocar uma peça que não se encaixe naquela peça, ele já a designa para outra que está criando simultaneamente em sua cabeça. Às vezes, surgem até formas figurativas, como paisagens e aves. Incríveis luminárias, abajures e arranjos fazem parte de seu dia-a-dia em seu ateliê residencial. Sua mente não pára e está desenvolvendo uma técnica com cocos e areia tingida, da qual modela pequeninos patos, sapos e tartarugas.
Quem quiser conhecer deste talentoso artesão é só visitá-lo em seu ateliê, localizado na Estrada de Casanga, 200, após a ponte à direita ou entrar em contato através do telefone: (12) 9766-5748.